Advogada especialista em resolução consensual de conflitos familiares em Porto Alegre

Nem todo processo jurídico precisa ser difícil, litigioso e moroso, podendo ser resolvido de forma rápida e tranquila através da orientação de um advogado especialista. É possível que ambas as partes, em conjunto, busquem uma resolução consensual e amigável para estabelecer um acordo dentro da lei.

Nossa abordagem humanizada busca alcançar uma solução pacífica que considere o interesse de todos os membros, sempre prevalecendo o diálogo amigável. Assim, é possível evitar o litígio, momentos de tensão e possíveis disputas familiares.

Como funciona uma solução consensual dos conflitos de família?

Você sabia que, caso as partes de uma disputa familiar desejem evitar conflitos e brigas, é possível chegar a um acordo com termos estabelecidos pelos próprios envolvidos? Através da solução de conflitos, o processo é resolvido de forma rápida, eficaz e totalmente em consenso. Essa abordagem pode ser usada em:

  • divórcio consensual;
  • dissolução de união estável consensual;
  • acordo sobre guarda, alimentos e regulamentação de convivência.

 

Além disso, cumprindo determinados requisitos, a solução de conflitos pode ser realizada também de forma extrajudicial, ou seja, sem a necessidade de intervenção de um juiz. Algumas condições que tornam dispensável a participação do juiz em disputas familiares são:

  • consenso entre as partes;
  • disposição sobre partilha de bens;
  • inexistência de filhos menores ou incapazes.

 

Caso o casal possua filhos menores de idade, a via judicial deve ser adotada obrigatoriamente. Mesmo assim, a resolução consensual do conflito ainda é possível, como em todos os outros casos em que a demanda não possa ser resolvida de forma extrajudicial.

Além disso, um processo judicial que se iniciou de forma litigiosa pode ser encerrado de forma amigável através da mediação familiar ou da conciliação de conflitos, estratégias que tentam buscar um acordo que favoreça os dois lados.

Vantagens de contratar uma advogada que incentive formas consensuais de solução de conflitos

Evita burocracia

Por se basear em conversas entre e com as partes, o acordo consensual dispensa a apresentação de muitos documentos e a presença em diversas audiências.

Agiliza a ação

Sem precisar que o juiz analise todos os documentos e ouça os envolvidos, encontrar uma solução consensual leva o conflito a chegar ao fim mais rápido.

Aumenta a satisfação

Em litígios em que as partes não chegam a um acordo, é provável que a sentença não se adeque aos desejos e necessidades das partes. Nossa abordagem evita essa insatisfação.

Diminui os gastos

Ao alcançar um acordo em menor tempo do que os conflitos resolvidos de maneira tradicional, o custo do processo por mediação e conciliação é menor.

Dúvidas frequentes

Entrar em disputas jurídicas exige muito dinheiro e, no caso de conflitos familiares, pode ser mentalmente desgastante. Buscar uma advogada de família que incentive as partes a encontrar uma solução justa economiza tempo, dinheiro e evita que os problemas jurídicos se transformem em rancor entre os parentes.

Técnicas de resolução de conflitos, como a mediação e a conciliação, podem ser usadas para resolver qualquer desacordo entre as partes. No direito da família, é possível buscar um desfecho satisfatório para casos de divórcio, compartilhamento de guarda, pensão alimentícia, inventário e partilha de bens.

Na mediação, as partes chegam a um acordo a partir do diálogo coordenado por um terceiro, propondo as próprias soluções. Já na conciliação, uma terceira pessoa imparcial e certificada ouve os lados e faz sugestões de como o problema pode ser resolvido, atendendo às necessidades de ambos. Apenas um profissional especializado poderá determinar como será possível resolver a contenda.

O tipo de solução de conflitos para um litígio entre familiares vai depender do que está sendo disputado e do grau de diálogo entre as partes. Apenas um profissional especializado poderá determinar como será possível resolver a contenda. Entre em contato com a advogada e descubra uma maneira de resolver o seu caso.

Um profissional de advocacia é necessário para estudar a ação e descobrir qual o tipo de resolução mais adequada para ela. Além disso, o advogado deve orientar os clientes sobre as implicações de cada acordo proposto na mediação e na conciliação, de modo que eles não sejam prejudicados.